Risotto da cenoura do girassol com tiros da ervilha-avelã

Naturally. logo

Este prato toca na primavera da melhor maneira possível. Um purê de girassol-cenoura cremoso ajuda a manter o risoto vegan enquanto os brotos de ervilha fresca trazem os verdes.

Fazendo um risoto de cenoura cremosa

Enquanto eu amo fazer um delicioso risoto à base de queijo, há algo mágico em pegar esse prato clássico e torná-lo vegano. Minhas primeiras tentativas foram bem, mas com o passar do tempo, eu encontrei mais alguns truques para fazer um prato delicioso sem uma onça de queijo.

Os grãos

Isso pode ser um pouco como trapacear, mas faz o trabalho. Arroz tradicional arborio libera amido, que é de onde parte da cremosidade vem. Grãos integrais não agem da mesma forma. No entanto, se você pulsar o grão em um processador de alimentos ou liquidificador algumas vezes, você terá um pouco de poeira de grãos. Essa poeira se transforma no agente espessante do risoto vegano.

A melhor parte sobre isso: é uma fórmula que você pode usar com muitos grãos diferentes. Eu descobri que isso funciona bem com espelta, einkorn, farro e cevada. Eu também tive sucesso com o uso de grumos de aveia inteiros (embora eu ache a textura um pouco mais pegajosa do que as outras mencionadas).

Ângulo lateral do Risoto de Cenoura Vegana Coberto com Ervilhas de Ervilha e Avelãs Dill.

O creme de girassol

No domínio das escolhas alternativas de produtos lácteos, as sementes de girassol ainda não são relativamente usadas. Claro, você poderia usar amêndoa, caju, coco, soja ou aveia, mas eu realmente amo o baixo preço, facilidade de uso e sabor das sementes de girassol. Purê de sementes de girassol suave com relativamente pouco tempo de imersão.

Claro, você não precisa se sentir obrigado a usar sementes de girassol. Creme de caju, creme de amêndoas ou até mesmo algo parecido com este creme de milho pode funcionar (embora seja raro dobrar dois grãos em um prato, a menos que eu esteja fazendo um pilaf).

Cenouras

Além disso, eu sou um amante de cenoura e eles cozinham concurso no caldo. Você poderia, no entanto, usar purê de abóbora, purê de batata doce, ou eu sou conhecido no verão para usar uma versão caseira de milho em creme.

A cobertura

Eu percebo que esta receita está mais envolvida, mas vale a pena. Uma vez que você começa o risoto, a cobertura se junta rapidamente. Para o risoto final da primavera, adoro usar os brotos de ervilha. Eu sinto que os brotos são maravilhosos na primavera: frescos, macios e vibrantes.

Acrescente a isso o endro e as avelãs, é uma cobertura de salada, ganhadora. Você também pode usar sementes de girassol na cobertura, mas eu gosto do sabor e crunch das avelãs. Minha segunda escolha seria fatias de amêndoas.

Fotografia aérea de duas tigelas de risoto cremoso de cenoura vegan coberto com ervilhas e avelãs Dill.

Impressão

Risotto da cenoura do girassol com tiros da ervilha-avelã


Ingredientes

Creme De Girassol

½ xícara de sementes de girassol cruas

¾ xícara de água

2 colheres de sopa de suco de limão

Raspa de ½ limão

¼ colher de chá de sal marinho

Caldo de Risoto

4 xícaras de caldo de legumes

3 xícaras de água

1 ¼ xícara de cenoura descascada e fatiada (cerca de 2 cenouras médias)

Risotto

2 chalota média

3 colheres de sopa de azeite

2 1/4 xícaras de farro perolado rachado (veja nota)

Cobertura de Risoto

¼ xícara de endro fresco

Raspa de meio limão

3/4 colher de chá de sementes de gergelim torradas

¼ colher de chá de sal marinho

¼ xícara + 2 colheres de sopa de avelãs torradas

1 colher de sopa de azeite

3 xícaras de brotos de ervilha


Instruções

  • Cerca de uma hora antes de iniciar a refeição, coloque as sementes de girassol em uma tigela e cubra com água.
  • Quando estiver pronto para começar, pegue o caldo. Coloque o caldo de 4 xícaras e 3 xícaras de água em uma panela. Deixe ferver e adicione as cenouras. Reduza o fogo e deixe ferver até que as cenouras estejam macias. Uma vez que as cenouras estejam macias, use uma escumadeira para remover e manter o caldo em fogo brando. Você pode começar o risoto enquanto as cenouras estão cozinhando.
  • Aqueça um forno holandês ou uma frigideira grande e alta em fogo médio-baixo. Descasque e pique as cebolas. Adicione o óleo à panela, seguido das cebolas picadas. Cozinhe até que as cebolas estejam macias e adicione o farro rachado. Brindar o farro por cerca de um minuto, em seguida, adicione 1 xícara do caldo de ebulição.
  • Deixe o risoto cozinhar até que quase todo o caldo tenha sido absorvido. Adicione outro 1/2 xícara e deixe absorver novamente, repetindo o caldo de adição / deixe absorver, mexendo freqüentemente, até que o farro esteja quase macio, cerca de 40 minutos. Você pode não usar todo o gosto de caldo / água ao longo do caminho até que o farro esteja macio. Além disso, este é um bom momento para adicionar uma pitada de sal se o farro estiver com gosto um pouco sem graça (isso dependerá da salinidade do seu caldo).
  • Quando as cenouras estiverem prontas, escorra as sementes de girassol e coloque no liquidificador junto com as cenouras, ¾ xícara de água, suco de limão, raspas e sal. Purê até ficar homogêneo, adicionando mais água, conforme necessário, para misturar bem. O purê ainda deve ser espesso e cremoso. Prove e ajuste o sal, se necessário.
  • Enquanto o risoto ainda cozinha, coloque o endro em uma tábua de corte. Raspe o limão por cima e polvilhe as sementes de gergelim. Pique o endro junto com as raspas, sementes e sal até formar uma textura parecida com gremolata (tudo deve estar bem misturado, sem deixar grandes pedaços de endro).
  • Coloque 3/4 da mistura de gergelim em uma tigela e reserve o restante 1/4 (você pode usar isso como enfeite final). Coloque as avelãs na tábua de cortar e pique em pedaços menores. Coloque na tigela junto com a mistura de endro. Adicione o azeite e mexa para combinar. Acrescente os brotos de ervilha e mexa até que tudo esteja bem combinado.
  • Finalmente, uma vez que o risoto esteja macio e a maior parte do líquido tenha sido absorvida, acrescente o creme de cenoura e cozinhe até aquecer. Retire do fogo, divida em 4 tigelas e cubra com a mistura de ervilha e avelã e, em seguida, finalize com uma camada final da mistura de gergelim reservada.

Notas

Para quebrar o farro, bata no liquidificador ou processador de alimentos alguns pulsos. Cerca de metade dos grãos devem estar rachados e um pouco de poeira deve ter se formado em torno dos lados e da parte inferior do liquidificador. Além disso, você pode usar farro de grãos inteiros. Você precisará ter um pouco de caldo extra pronto e cerca de 20 a 30 minutos a mais.

Palavras-chave: risoto de farro, risoto de cenoura

18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *