Ensopado de lentilha de couve-flor com limão

Naturally. logo

Ensopado de lentilha: minha receita

Eu sempre sinto que nunca estou cozinhando com lentilhas o suficiente. Claro, nós fazemos essas lentilhas de alguma forma a cada duas semanas. No entanto, para algo tão barato e fácil, eu sinto que eles deveriam ser uma a duas vezes por semana refeição. Este ensopado de lentilha é saboroso e uma desculpa perfeita para mais uso de lentilha.

E quanto aos tipos de lentilhas? Tenho certeza de que alguns de vocês se perguntarão se você pode usar um tipo diferente de lentilha. A verdade é que você totalmente poderia. No entanto, eu realmente amo o quão macio e quase inexistente as lentilhas vermelhas se tornam neste ensopado. Além disso, eles mantêm a cor de um vermelho lindo. Nenhum dos dois é um fator decisivo para a receita, apenas algumas coisas que você deve saber se você quer usar lentilhas verdes, pretas ou Le puy.

Por que cozinho eles separados? Muitas receitas pedem para cozinhar lentilhas em molhos de tomate, mas eu sempre tenho resultados mistos com isso. Às vezes, as lentilhas levam algum tempo para amolecer, enquanto outras vezes parece que as lentilhas nunca amolecem. Embora esta possa ser a idade da lentilha, é difícil dizer antes de começar a cozinhar. Em vez de ter comentários preencher minha caixa de entrada sobre lentilhas não suavizantes, eu escolho cozinhá-los separados.

Harissa

Harissa é uma das minhas adições para apimentar as coisas um pouco e existem muitas receitas e marcas diferentes no mercado. Se você está curioso, a NPR tem um belo artigo sobre o que e o local de harrissa. Eu tenho um leve-harissa que eu uso ocasionalmente, mas mais frequentemente do que não, eu olho para pequenos potes / banheiras cheias de sabor picante.

Minha diretiva principal aqui: gosto antes de usar. Eu encontrei harissa em todos os níveis de tempero e a última coisa que você quer é usar demais e fazer algo tão picante que não seja comestível. Essa é a harissa que eu tenho usado e eu a peguei no Whole Foods local.

Queijo

Eu deixei o feta fora do topo porque eu não tinha o dia que eu tiro a receita. No entanto, é uma adição adorável e muito bem-vinda. Crumble um pouco no topo antes de servir.

Limão / Citrus

Quando postei sobre maneiras de preservar limões, muitas pessoas me perguntaram como usar limões preservados. Este guisado de lentilhas é o exemplo perfeito. Em vez das raspas de limão no final, cortar um pouco de limão preservado é a troca perfeita.

Como Servir

A receita original pede a cobertura de uma tigela de arroz integral. No entanto, ao longo dos anos, eu fui para frente e para trás. Às vezes eu uso grãos como base, mas na maioria das vezes não, eu como este guisado como é com um pedaço de pão. Frequentemente vou emparelhá-lo com uma salada leve e dizer que este é um sólido jantar de fim de semana.

Escolhas Vegetais

Finalmente, esse ensopado é perdoador quando se trata dos vegetais. A couve-flor é excelente, mas batata doce picada, abóbora ou até mesmo verduras saudáveis ​​funcionariam bem, ou como um substituto, para a couve-flor. Apenas observe o tempo de cozimento. Alguns itens podem demorar um pouco mais, como a batata-doce.

Impressão

Fotografia do close-up de um forno holandês branco aéreo com lentilhas vermelhas, molho de tomate, e couve-flor.

Ensopado de lentilha de couve-flor com limão


Descrição

Um ensopado de lentilha com sabor de harissa e limão. Perfeito para servir sobre grãos ou com um lado de torrada.


Ingredientes

Lentilhas

½ xícara de lentilhas vermelhas cruas

1 xícara de água

¼ colher de chá de sal

1 colher de sopa de azeite

Bobó

2 colheres de sopa de ghee (ou azeite de oliva para mantê-lo vegan)

½ cebola amarela grande, picada

¼ colher de chá de sal

3 xícaras de floretes de couve-flor do tamanho de mordida, cerca de ¾ de uma libra de cabeça de couve-flor

2 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de harissa picante (veja nota)

1 15 onças pode esmagar tomates

1 ½ xícaras de caldo de legumes ou água

Sal a gosto

Para servir

Raspa de um limão

Coentro, para servir

Sementes de gergelim torradas, para servir


Instruções

  1. Em uma panela, misture as lentilhas com a água, sal e óleo. Deixe ferver, reduza para ferver, tampe e deixe cozinhar por cerca de 22 a 25 minutos, até que as lentilhas estejam macias, mas não completamente caindo aos pedaços. Se você cozinhar todo o resto enquanto as lentilhas estão cozinhando, isso faz com que o prato vá muito mais rápido.
  2. Aqueça uma frigideira grande sobre o meio. Adicione e derreta o ghee, em seguida, adicione a cebola picada e uma pitada de sal. Aqueça até que as cebolas fiquem macias e meça a couve-flor. Cozinhe por alguns minutos, mexendo ocasionalmente, até a couve-flor perder a textura crua e começar a dourar.
  3. Junte o suco de limão, a harissa, os tomates e o caldo. Leve a mistura para ferver, reduza a ferver e cozinhe até a couve-flor ficar macia. Adicione as lentilhas cozidas, uma pitada mais de sal e as raspas de limão. Aqueça o ensopado de lentilha até ficar bem quente, em seguida, cubra com sementes de coentro e gergelim antes de servir.

Notas

Notas>

Muitas lojas levam harissa em frascos ou em tubos. Na introdução desta receita, vinculei a marca que estou usando no momento. Tudo o que você decidir usar (comprado ou caseiro), prove antes de colocá-lo no ensopado. A marca que uso é muito apimentada e a 1 colher de sopa é muito, mas é realmente uma marca por decisão de marca e gosto pessoal.

Palavras-chave: guisado de lentilha, couve-flor harissa, ensopado de lentilha de couve-flor

23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *